Gerenciamos Marketplaces

Gestão de Marketplaces

DÚVIDAS FREQUENTES

Quem faz toda a gestão das etapas e processos que envolvem uma venda nessa modalidade é o gestor de marketplace. Ele é fundamental para o sucesso de negócios como Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e outros marketplaces brasileiros.

“O gestor de marketplace é responsável por todas as etapas do processo de venda, desde as ações de marketing, a efetivação da compra, a logística de entrega e o recebimento do valor da venda”

A logística de entrega é um dos “calcanhares de Aquiles” do e-commerce em geral, e é uma questão com a qual o gestor tem que lidar. “A entrega é um ponto de atenção, principalmente no caso dos produtos grandes. Mas o marketplace garante ao vendedor um valor de frete mais competitivo e uma entrega mais ágil. Ao informar a nota fiscal da venda, é liberada uma etiqueta para a postagem do produto nos Correios ou em um ponto de envio do canal”

Quando se trata de marketplace, saber comprar é tão importante quanto saber vender. E essa é uma atribuição do gestor de marketplace. “Se não souber comprar bem, não irá vender bem. E comprar bem não significa se guiar apenas por valor, e, sim, em que tipo de produto terá procura, relevância”, 

Para desempenhar bem esse papel, o profissional precisará estar sempre antenado com os últimos lançamentos e tendências, e de olho no novo “hit” do momento. “O gestor de marketplace está sempre muito bem informado, atento à concorrência, e tem agilidade e faro para identificar os produtos que têm potencial para alta margem de vendas”

A grande vantagem do universo online,é que tudo é rastreável. Hoje existem diversas ferramentas no mercado que indicam quais produtos são mais vendidos, os temas mais pesquisados, as regiões com mais vendas. Conhecer essas ferramentas ajuda bastante a definir o “mix” de produtos, além de, é claro, lançar ofertas especiais para aproveitar as datas sazonais.

 

Sem um marketing eficiente, também é inviável ter um desempenho positivo de vendas via marketplace. “O gestor de marketplace também cuida dessa parte, e o primeiro passo é traçar uma boa estratégia de marketing, com todo o passo a passo e cronograma de ações que serão executadas”, diz

O marketplace oferece muitas vantagens ao vendedor, e isso inclui as facilidades de recebimento. “As regras podem mudar, dependendo da plataforma de marketplace, mas o processo de pagamento é simples, pois os sistemas desenvolvidos oferecem muita automação”, diz o especialista.

Outro aspecto importante são as taxas de comissão. De forma geral, todos os marketplaces cobram um percentual sobre cada venda efetuada, esse modelo costuma ser muito vantajoso, principalmente para os sites de vendas de menor porte, pois em vez de ter que arcar com um alto investimento para estruturação, que provavelmente não dará o mesmo retorno financeiro do que o alcançado via marketplace, o comerciante desembolsa apenas um percentual daquilo que vender.

No entanto, é preciso ter em mente o impacto das comissões na margem de lucro. “Isso tudo precisa ser bem calculado pelo gestor de marketplace, para que seja vantajoso para todas as partes envolvidas. Dessa forma, evitam-se surpresas desagradáveis”

Sim! Além de acompanhar os processos na empresa e trabalhar nos ajustes através de reunião. Fornecemos ao parceiro treinamentos, e também disponibilizamos um formato exclusivo no mercado, onde nossa equipe efetua o processo de entrega em depósito própio.